Carteira de Trabalho Digital, saiba o que muda e aprenda como acessar o aplicativo

Carteira de Trabalho Digital

Saiba o que muda e aprenda como acessar o aplicativo

Recentemente o governo federal anunciou a carteira de trabalho digital. Com ela, veio algumas mudanças e o empregador e empregado poderá acessá-la por meio eletrônico. 


A ideia é substituir totalmente pela carteira de trabalho de papel. No entanto, nesse primeiro momento, é altamente aconselhável que o trabalhador guarde consigo esse documento em papel. 


Saiba que é possível fazer a habilitação da carteira digital diretamente na internet. Todos os registros passarão a serem feitos digitalmente e as informações serão repassadas ao governo federal de modo uniforme. 


Veja a seguir o que muda com a carteira digital e como acessá-la a partir do aplicativo! 


Carteira de trabalho digital: Saiba o que muda 


A principal mudança é que a carteira digital deverá substituir integralmente a carteira de papel. No entanto, cabe ao trabalhador guardar seu documento físico para possíveis comprovações de tempo de serviço posteriormente. 


Outra grande mudança é que a partir de agora o empregado não precisará mais apresentar a sua carteira de papel. Basta apenas informar o CPF na empresa e a carteira digital será habilitada. 


Algumas empresas, aquelas que já estão utilizando o eSocial não vão precisar continuar realizando as anotações na carteira antiga. Também será dispensado o preenchimento da carteira de trabalho digital. 


Tudo será feito eletronicamente. Então, com a informação do CPF do trabalhador no sistema eSocial, todas as informações serão migradas para o sistema da carteira digital. 


Já as empresas que ainda não estão utilizando o eSocial deverão continuar lançando as informações na carteira de papel do trabalhador.


Para quem está preocupado com a numeração da carteira, saiba que a digital será acessada a partir do número do CPF. Por esta razão, não haverá mais numeração a qual tinha no documento em papel. 


Veja outras informações antes de acessar sua carteira de trabalho digital pelo aplicativo! 


Se o trabalhador identificar erro na carteira, o que fazer? 


Não será preciso ir pessoalmente a algum órgão de atendimento. Saiba que tudo será feito de forma eletrônica e automática, com vistas às correções de erros. 


Você poderá informar ao seu empregador os erros e fazer a solicitação da correção. A empresa enviará as novas informações utilizando o eSocial.


Agora, se os erros forem em relação ao seu nome, à sua nacionalidade, ou ao nome de sua mãe, por exemplo, então é necessário ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal. 


É necessário efetuar algum pagamento para ter a carteira digital? 


Não, a carteira de trabalho digital é totalmente grátis, tal qual era a emissão da carteira de trabalho em papel. 


O trabalhador poderá utilizar a carteira digital como um documento de identificação civil? 


Infelizmente, o trabalhador não poderá utilizar a carteira de trabalho digital para sua identificação. Este documento terá uso apenas para acompanhar as relações trabalhistas. 


O Aplicativo da carteira digital é novo? 


O aplicativo da carteira digital foi lançado em 2017. A questão é que somente agora ele ganhou maior publicidade porque a carteira digital irá substituir totalmente a carteira de papel. 


Como acessar o aplicativo? 


A carteira de trabalho digital está disponível gratuitamente para Android e iPhone. Você poderá baixar o aplicativo diretamente na Play Store ou na App Store. 


Passo 1 - após fazer o download e instalar em seu smartphone o aplicativo da carteira digital, você precisará fazer o login, ou então realizar seu cadastro na plataforma do Governo Federal. Clique no botão "Entrar". 


Passo 2 - informe o número de seu CPF e a senha. Se ainda não tiver feito um cadastro então clique em "Cadastre-se", e depois novamente clique em "Cadastre-se". 


Passo 3 - haverá um aviso falando sobre a confirmação dos dados referente a sua carteira digital. Clique em continuar e preencha o formulário com as informações necessárias. 


Passo 4 - neste espaço serão feitas algumas perguntas e você deverá respondê-las. Ao final, será exibida uma senha provisória. Você deverá anotá-la. 


Passo 5 - volte para a tela de login e digite o número do seu CPF e da sua senha. Abrirá uma tela onde você deverá inserir novamente a senha e criar outra segundo seus critérios. Clique em "Alterar senha". 


Passo 6 - permita que o aplicativo da carteira digital possa ter acesso aos seus dados pessoais diretamente na plataforma do Governo Federal. 


Passo 7 - após ser visualizado as informações básicas da sua carteira de trabalho digital, então verifique o contrato de trabalho que possui atualmente. 


Passo 8 - você terá acesso ao QR code onde autentica as informações visualizadas. Aproveite também para conhecer a política de privacidade, como recorrer a seção de perguntas frequentes, ou até mesmo conhecer o caminho para solicitar a segunda via de sua carteira de trabalho.


Cumpridas essas etapas, então você terá consigo a todo instante com acesso direto no aplicativo a sua carteira de trabalho digital e Previdência Social.

Doutor João Paulo Celis Machado
Doutor João Paulo Celis MachadoCEO da Advocacia Celis Machado
Atua prestando assistência jurídica aos seus clientes adotando procedimentos segmentados específicos para assegurar qualidade e eficiência na prestação de seus serviços.

Esse artigo foi informativo para você? Então vale muito a pena compartilhar e comentar. Se ficou alguma dúvida, por favor, faça a sua pergunta.

 

Connect

Fique conosco

Inscreva-se a nossa newsletter para obter a mais recente notícia sobre Deireito e deveres

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário