Notícias

Bagagem extraviada como resolver?

A bagagem sumiu?

O tema de hoje é orientação sobre bagagem extraviada

Dicas para você não se descontrolar e esquecer de fazer o que realmente importa quando a bagagem é extraviada.

Infelizmente nos aeroportos temos muitas pessoas com más intenções e basta apenas um deslize para que você seja a próxima vítima, chegar cansado do voo, um minuto de distração e pronto, a coisa acontece. Nessa hora o que fazer em relação à bagagem extraviada, como proceder? Muitas vezes o negócio é tão rápido que nem dá para reagir. Porém, dá para entrar com um pedido de ressarcimento junto à cia aérea.

Mas para entrar com qualquer pedido, recurso ou processo, antes, é necessário tomar algumas providências e é o que vai aprender abaixo.

Bagagem extraviada como resolver a questão

→ Vai viajar? Faça uma lista com tudo que existe dentro de cada mala, seja em uma agenda virtual ou material e guarde bem.

Quando a bagagem se extraviada a primeira coisa que deve fazer é preencher o requerimento fornecido pela empresa aérea, que terá um nome parecido com Relatório de incidente com bagagens. Então, ter esta lista separada por mala é fundamental, vai agilizar todo o processo, em geral, o documento deve ser solicitado no setor de bagagens. Atenção, não inserir algum item por esquecimento pode causar um prejuízo ainda maior ao passageiro, pois dificilmente poderá colocar posteriormente no requerimento.

Cada Mala tem um peso

→ Nunca deixe o funcionário da empresa pesar mais de uma mala junta, a desculpa de “agilizar”, pode, em um caso de extravio atrapalhar quando tiver que comprovar a existência do item. Os tíquetes e comprovantes de despacho de bagagem devem ser guardados em local seguro, junto ao passageiro.

Então ocorreu… A bagagem desapareceu

→ É de fundamental importância que e quando isto ocorrer manter-se calmo, não sair do local, o setor de bagagem, solicitar ao funcionário responsável por bagagens extraviadas ou pelo setor que tome as providências necessárias.

→ Você irá mostrar os comprovantes das bagagens que foram extraviadas. E se você perdeu, o quê pode fazer? Calma, as empresas têm no sistema delas as bagagens de cada um dos passageiros, é que o comprovante agiliza a questão, mas pode solicitar à empresa aérea o comprovante.

Vamos voltar para como proceder… Solicite ao responsável que verifique onde está a bagagem em questão. Isto é, faça o rastreio, se está neste aeroporto, caso contrário deverão verificar todos os aeroportos em que fizeram escala.

Ah, mas o funcionário não quer fazer a busca, o que faço? Certo, sem desespero, então ele deverá preencher o relatório da ocorrência de extravio. Mas ainda assim ele se nega e até mesmo outro funcionário não quer proceder como deveria. Nada de briga, pegue seu celular, grave a conversa, tire fotos e se muna de provas. É importante informar o dia e horário do ocorrido, fácil, grave um relógio e pergunte a data a um estranho, ou um jornal a imagem de um jornal do dia.

O quê não fazer?

→ Não seja rude, não parta para agressão verbal ou corporal. Nem tente partir para o “você sabe com quem está falando?” Seja cordial e firme, objetivo em suas solicitações. Caso o funcionário não aceite a gravação da imagem, tente verificar se houve o mesmo problema com outras pessoas do mesmo voo, sempre existem testemunhas, estas são importantes, pegue os seus contatos. Em caso de negativa de auxílio da companhia aérea saiba que no Brasil o órgão que pode auxiliar é a ANAC, no exterior procure se informar qual e onde está localizado.

Como preencher o Relatório de Incidentes

Use a sua lista de objetos que estavam em cada mala e insira tudo o que pertencer àquela mala, não enfeite colocando itens que não estavam, isto se chama fraude e daí a coisa vira, você é que passa a cometer um delito. O que estava lá, somente isto deve existir no relatório.

As empresas aéreas nos fazem aceitar um termo em que afirmam não serem responsáveis pelos itens que estavam dentro das bagagens, porém, podemos questionar e em muitos casos temos o ressarcimento do valor do objeto e não do valor padrão por bagagem extraviada.

Além da lista de objetos contidos em cada mala que foi extraviada lembre-se de inserir a forma como a empresa o tratou, se houve algum incidente, desacordo, falta de vontade em auxiliar de algum funcionário da empresa, dê os nomes, cargos e o que mais lembrar.

Não esqueça de assinar, solicitar e guardar o recibo ou cópia do documento, caso não seja fornecido, nada de pânico, mais uma vez o seu celular poderá captar a imagem do documento com número e tudo mais que entender como importante. Não permitem que faça registro de imagem do relatório, tranquilo, vá a ANAC ou o equivalente e relate o que aconteceu.

Então deverá acompanhar o processo, está moroso ou existe pouco caso? Contate um advogado e então comece primeiramente de forma amigável algum tipo de acordo, não acontecendo saiba que poderá entrar com um pedido de indenização, consulte as possibilidades diretamente com o profissional contratado. Não tenha dúvidas, se a bagagem extraviada não for encontrada deverá ter muita paciência e persistência, não perca a cabeça e sempre seja respeitoso para jamais perder a razão.

 

Connect

Fique conosco

Inscreva-se a nossa newsletter para obter a mais recente notícia sobre Deireito e deveres

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Image

Unidade 1

Rua Manuel Borba, 257 Conj. 124 - 12º Andar 
04743-010 - Santo Amaro 
São Paulo/SP

Telefone: (11) 3360-4042

Unidade 2

Avenida Pacaembu, 1976 
01234-000 - Pacaembu 
São Paulo/SP

 

Celular

(11) 99355-2274
Image